quarta-feira, 25 de abril de 2012

Revisão Oscar 2011: Melhor atriz coadjuvante

5- Jessica Chastain por Histórias Cruzadas


Maior revelação do cinema em 2011, a atriz Jessica Chastain tinha três filmes com boas atuações e que poderiam entrar facilmente na categoria de melhor atriz coadjuvante no Oscar, no fim das contas, ela foi indicada pela sua atuação mais fraca, no filme Histórias Cruzadas. Mostrando seu lado cômico, Jessica conseguiu se destacar no meio do elenco gigante de seu filme e conseguiu chegar ao Oscar, mas suas chances de levar o prêmio eram médias. A atriz consquistou diversos prêmios da crítica em 2011,  porém isso se deve mais ao seu "conjunto da obra" do que necessariamente por sua atuação nesse filme. A escolha de sua atuação em Histórias Cruzadas tem mais a ver com o sucesso do filme do que por real merecimento. No fim das contas, a atriz deve ter ficado em terceiro lugar na votação final.

4- Janet McTeer por Albert Nobbs


Companheira de cena de Glenn Close no filme Albert Nobbs, a inglesa Janet McTeer, que já tinha sido indicada ao Oscar, conseguiu se destacar e chegar ao Oscar em um ano forte de concorrentes. Tendo elogios médios da crítica, Janet constrói uma boa atuação no papel de uma mulher que se traveste de homem, apesar de um pouco caricata inicialmente, com o passar do filme a atriz consegue demonstrar sensibilidade nos bons momentos do filme. Suas chances de levar o Oscar eram nulas, Albert Nobbs foi o filme menos visto entre as concorrentes e a atriz provavelmente deve ter ficado em último lugar na votação final.

3- Octavia Spencer por Histórias Cruzadas


Vivendo um dos personagens mais caismáticos do filme Histórias Cruzadas, a atriz Octavia Spencer saiu do ostracismo total e ganhou o Oscar por seu papel. A atriz constrói de forma natural e espontânea uma mulher sofrida e batalhadora. Mesmo sem demonstrar tristeza, a atriz transparece o inconformismo de sua personagem de forma clara e direta. Apesar do esforço da atriz, fica a impressão que o personagem em determinado momento se torna maior que sua intepretação, sua vitória se deve mais ao carisma da personagem do que por sua atuação em si, e também pelo filme ter sido um sucesso de bilheteria.

2- Melissa McCarthy por Missão Madrinha de Casamento


Atriz de sucesso da televisão americana, Melissa McCarthy roubou a cena da melhor comédia de 2011, o excelente Missão Madrinha de Casamento. Despojada, espontânea e carismática, a atriz não se prende a caricatura, fazendo seus momentos em tela se tornarem um prazer para os espectadores. Apesar de sua ótima e divertida atuação, Melissa provavelmente ficou em quarto lugar entre as concorrentes da noite.

1- Bérécine Bejo por O Artista


Desconhecida do grande público, a atriz Bérénice Bejo chamou a atenção dos críticos com sua sublime e magnífica atuação no filme O Artista, grande campeão do Oscar. Fazendo uma personagem inspirada nas divas do cinema mudo, a atriz não se prende a imitação e nem a homenagem, constrói seu papel de forma humana e sentimental, transformando sua personagem o mais real possível. Elogiadíssima pelos críticos e indicada a todos os prêmios de cinema, a atriz provavelmente ficou em segundo lugar entre as concorrentes do ano, uma pena, já que sua vitória teria sido justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário