quarta-feira, 11 de abril de 2012

Atrizes que poderiam ter sido indicadas ao Oscar nos anos 80.

1989

Andie MacDowell por Sexo, Mentiras e Videotapes


A elegante atriz Andie MacDowell estrelou em 1989 o cultuado filme Sexo, Mentiras e Videotapes e conseguiu aparecer em diversos prêmios do mundo inteiro, como o Globo de Ouro, o BAFTA e o Spirit Awards. O tema polêmico de seu filme deve ter assustado os votantes da academia, que raramente indica produções muito ousadas e que falam abertamente de sexo.

Winona Ryder por Atração Mortal


Antes de se consagrar no cinema nos anos 90 com diversos filmes de sucesso, Winona Ryder brilhou nessa pequena produção independente de humor negro que fala sobre uma adolescente que se envolve com um garoto rebelde de sua escola. Mostrando maturidade e talento acima da média para as atrizes de sua geração, a atriz conquistou os críticos do mundo inteiro, mas por ser bastante jovem, não consiguiu indicação.

1988

Shirley MacLaine por Madame Sousatzka


A grande atriz se destacou nesse filme britânico, onde dava vida a uma professora de piano russa. A atriz venceu o Leão de Ouro do festival de Veneza e o Globo de Ouro (empatada com Jodie Foster e Sigourney Weaver), mas por uma razão desconhecida ficou de fora do Oscar.

Susan Sarandon por Sorte no Amor


Susan Sarandon já era uma atriz conhecida quando topou viver uma fã de beisebol que se relaciona amorosamente com o jogador vivido por Kevin Costner. Elogiadíssima por sua atuação, a atriz chegou a ser indicada ao Globo de Ouro, mas acabou eclipsada pelas outras concorrentes da corrida ao Oscar, em um de seus anos mais fortes.

1987

Joanne Woodward por À Margem da Vida


Em 1958 Paul Newman se imortalizou no cinema ao viver um filme baseado em uma peça de Tennessee Williams, em 1987 para dirigir seu segundo filme, o ator escolheu um roteiro do mesmo autor e colocou sua esposa, Joanne Woodward, para protagonizar a produção, assim como já tinha acontecido em Rachel, Rachel. O resultado foi mais uma atuação destruidora da atriz, que mostra versatilidade e grande talento dramático no papel de uma mulher problemática e dominadora.

Diane Keaton por Presente de Grego




Diane Keaton chamou atenção pelo papel de uma mulher ambiciosa que do dia para a noite se vê como responsável por uma criança recém nascida. Indicada ao Globo de Ouro, a atriz ficou fora do Oscar por seu papel não corresponder aos padrões que o Oscar gosta de premiar.

1986

Isabella Rossellin por Veludo Azul




A filha de Ingrid Bergman teve a chance de provar que também sabia atuar em um dos mais excêntricos e originais filmes do diretor David Lynch. Premiada no Spirit Awards e indicada a vários prêmios da crítica, Rossellin parece não ter agradado a academia mesmo com o filme sendo indicado a outros categorias da noite.


1985


Kathleen Turner por A Honra do Poderoso Prizzi




Premiada no Globo de Ouro pelo seu papel, Kathleen Turner não teve a sorte de ser indicada ao Oscar, mesmo seu filme sendo um dos grandes indicados naquela noite, nas categorias de melhor filme, diretor, ator e atriz coadjuvante.

Cher por Marcas do Destino




Cantora de sucesso, Cher conseguiu seu primeiro papel de protagonista no filme Marcas do Destino, no qual fazia uma dedicada mãe de um garoto com deficiência física e genética. A atuação da atriz causou grande impacto com os críticos, chegando a vencer Palma de Ouro do festival de Cannes e sendo indicada ao Globo de Ouro.

1984

Diane Keaton por Mrs. Soffel


Diane Keaton conseguiu causar boa impressão pela sua atuação nessa produção Australiana, onde vive uma mulher apaixonada por prisioneiro da cadeia onde trabalha. Indicada ao Globo de Ouro, a atriz não chegou ao Oscar devido ao fato do filme não ter agradado os críticos.


Kathleen Turner por A Busca da Esmeralda Perdida




A atriz conseguiu chamar a atenção dos criticos nesse verdadeiro clássico da aventura. Lembrando a antiga Lauren Bacall, os críticos de Nova York deram a ela o prêmio de melhor atriz e o Globo de Ouro a consagrou com o prêmio de melhor atriz em comédia/musical. O Oscar não acompanhou a boa recepção dada a atriz e não a indicou.


1982

Diane Keaton por Shoot the Moon




Diane Keaton conseguiu uma de suas melhores atuações dramáticas nesse filme de 1982 que retrata a vida de uma mãe desesperada para cuidar dos filhos depois que é abandonada pelo marido. Mesmo fazendo um papel tipicamente acadêmico, a atriz passou longe do Oscar.


1981


Sissy Spacek por Raggedy Man




Um ano depois de vencer o Oscar, Sissy Spacek poderia ser facilmente indicada novamente pelo papel de uma mãe solteira em uma pequena cidade que se apaixona por um jovem rapaz. Mostrando sensibilidade, versatilidade e traços emocionais contidos, Sissy mostra mais uma vez uma atuação digna de premiações.


Sally Field por Ausência de Malícia




Contracenando com Paul Newman, Sally Field vive o papel de uma jornalista que se envolve com um homem acusado de um crime, comprometendo a sua reportagem e a reputação de seu jornal. Indicada ao Globo de Ouro, a atriz passou longe do Oscar, mesmo vencendo a estatueta dois anos antes.


1980


Nastassja Kinski por Tess




Nastassja Kinski protagonizou o filme de Roman Polanski vivendo uma camponesa de temperamento forte que se vê dividida entre o amor de dois homens. Mostrando talento, beleza e carisma, essa qualidades não foram suficientes para convencer os votantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário