terça-feira, 3 de abril de 2012

Jogos Vorazes



Desde o estouro de Harry Potter em 2001, os estúdios buscam de todas as formas achar sua nova galinha de ovos de ouro em séries literárias para o público jovem. Quando o primeiro livro da série Crepúsculo foi lançado nas prateleiras, seus direitos foram logo comprados por um estúdio, que apostavam que ali estava uma história capaz de atrair fãs fiéis no mundo inteiro. O filme foi um sucesso estrondoso, mas ao mesmo tempo recebeu o ódio de diversos espectadores, que criticavam a forma tola e vaga da escritora Stephenie Mayer em retratar a história de uma jovem depressiva que se vê apaixonada por um vampiro. Críticas negativas a parte, o último filme da saga Crepúsculo irá ser lançada esse ano, e Hollywood já procura pelo seu "substituto". Todas as fichas foram apostadas em Jogos Vorazes, e parece que as espectatíva vão se transformar em uma realidade.

Jogos Vorages é uma história ambientada em um mundo futurístico e de data desconhecida. Determinada parte da américa parece ser sido destruída e as populações acabaram sendo divididas em treze distritos, porém, ao mesmo tempo que algumas pessoas vivem na total pobreza, outras vivem em uma capital central, um mundo fantástico e surrealista, onde todo o ano acontece um jogo que coloca em competição a vida de jovens moradores dos trezes distritos em questão. Dessa forma, esses jovens são jogados em uma floresta, onde irão tentar matar uns aos outros, em um jogo que apenas um poderá sair campeão.

É nessa situação que a jovem Katniss se encontra, forte e de coração bom, Katniss entra da disputa para tentar proteger a irmã, que tinha sido a verdadeira escolhida para entrar nos Jogos Vorazes. Lá ela irá se deparar com competidores inescrupulosos, que a exemplo do que o escritor Nicolau Maquiavel ensina, usarão todos os meios para chegar aos seus fins.

Jogos Vorazes é o típico filme de ação e aventura que conta com uma heroína implacável e que em determinado momento encontra o amor em uma situação improvável. Porém, tanto a escritora como o filme fogem de tais clichês e apresentam uma narrativa poderosa que tem como pauta principal, não o amor e nem a luta, mas sim a esperança. Katniss, é o grande espírito por trás de uma sociedade inconformada e que deseja mudanças. A atriz revelação, Jennifer Lawrence, que dá vida a Katniss, consegue interpretar com maestria e talento acima da média essa heroína de espírito libertador. Suas cenas são o ponto alto de todo o filme, já que mesmo sendo uma grande produção, o filme peca pelos efeitos especiais um tanto quando pobres, fora os moradores da tal capital, que de tão caricatos, parecem terem sido tirados do filme Três Espiãs Demais. Mas devido a Katniss e sua luta desenfreada pela sobrevivência, o filme ganha pontos absurdamente superiores em relação a sonolenta saga de vampiros.

                                          A heroína anti-Bella

Nenhum comentário:

Postar um comentário