sábado, 28 de abril de 2012

Orgulho e Preconceito



Elizabeth Bennet é uma jovem inteligente, vivaz e esperta, porém sua falta de experiência a levam as vezes a criar conceitos desastrosas. Elizabeth e sua irmã Jane, mais do que merecem a atenção dos  nobres Mr. Darcy e Mr. Bingley, porém as jovens tem contra si três irmãs caçulas destemperadas, uma mãe vulgar e um pai relapso. Por causa dessa família indesejável, Darcy, o mais velho e esperto dos dois rapazes, encerra qualquer chance de sentimento que possa vim a nascer. Para uma jovem inglesa vivenciando a sociedade da virada do século 19, isso representa uma pequena tragédia, e a escritora Jane Austen foi de uma criatividade brilhante ao retratar essa pequena parte da história de seu país.

O diretor Joe Wright se mostrou acima da média ao dirigir com maestria um dos textos mais famosos da escritora. Orgulho & Preconceito já foi adaptado dezenas de vezes para o cinema e televisão, e mesmo assim seu fascínio sobre o público continua forte, a mais de 100 anos que as mesmas leitoras fazem as mesmas perguntas sobre a história e o romance tempestuoso de Elizabeth e Darcy. O diretor resolveu criar uma Inglaterra vibrante, festiva, com paisagens grandiosas e ótimos momentos de leveza, ao contrário da Inglaterra um tanto quanto de "museu", que ficou conhecida nas produções de James Ivory. Usando de locações lindas e turisticas, o filme fica bem acima de suas adaptações anteriores.

Keira Knightley, que dá vida a Elizabeth Bennet, mostra carisma assombroso e si prova como uma das melhores de sua geração, uma inteprete capaz de carregar um filme gigante nas costas, mesmo contando com o auxílio de excelentes coadjuvantes, como Matthew Macfadyen, charmoso e discreto como Mr. Darcy. No elenco ainda estão Judi Dench, vivendo a megera de plantão do filme, Brenda Blethyn como a matrona da família Bennet e a então iniciante Carey Mulligan como uma das irmãs caçulas de Elizabeth. O elenco como um todo está brilhante e consegue conduzir com maestria o filme.

Orgulho e Preconceito é um dos melhores representantes do cinema inglês da última década. Com um tom leve, direto e tocante, o filme prende e marca os espectador com uma história de amor arrebatadora e uma ótima direção de Joe Wright.

9.0/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário