Esse blog tem como idéia central celebrar a sétima arte, eu sou um grande amante do cinema e ficarei feliz em compartilhar minhas idéias com os visitantes, sejam bem vindos.
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Foi Apenas Um Sonho
Na era pós Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos passaram a se firmar como uma super potencia mundial e criou uma nova geração de pessoas bem sucedidas. Nesse período histórico são datados os primeiros surgimentos de subúrbios para a classe média. Esses subúrbios foram uma das bases de divulgação para a famosa "perfect life" americana, onde as pessoas eram felizes e bem realizadas. Já o cinema e a literatura sempre enxergaram totalmente o contrário sobre esse mundo, um lugar vazio, infeliz e estéreo, onde as pessoas, totalmente consumidas pela falta de perspectivas, se entregavam a uma vida de aparências.
É nesse mundo onde os protagonistas de Foi Apenas Um Sonho se encaixam. Frank e April eram o que poderia se chamar de casal feliz. Tinham filhos lindos, amigos e viviam em uma boa condição financeira. Acomodados nessa vida, o casal se entrega a um mundo de ilusão, onde se sentem superiores aos outros membros desse universo, até que um dia April se cansa e propõe ao marido que ele abandone seu emprego e que os dois se mudem com os filhos para Paris, onde ela irá trabalhar como secretária e ele irá se "descobrir". Frank, para se mostrar interessante aos olhos da esposa, topa a idéia, mas seu olhar é de medo, até porque ele se sente bem em seu emprego, gosta da sua casa e do estilo de vida que leva. Até o momento em que situações improváveis levam o casal ao limite da convivência e os levam a reações que irão mudar não apenas seus mundos, mas também os de algumas pessoas que os cercam.
Foi Apenas Um Sonho é um típico filme que critica o estilo de vida americana. Apesar de ter sido inspirado em um livro lançado nos anos 50, o momento de seu lançamento foi totalmente oportuno, já que o cinema na última década dedicou muitas das duas obras a filmes do gênero, e o diretor Sam Mendes, é um especialista nessa vertence cinematográfica. O diretor lançou em 1999 o clássico Beleza Americana, que foi aclamado pela crítica e é tido como o melhor representante do gênero. Talvez por isso, a opção de filmar uma adaptação do livro original de Foi Apenas um Sonho tenha sido tido como um caminho clichê por parte dos críticos.
Clichês a parte, a produção não chega a ser um mau filme como alguns críticos chegaram a falar. O tema original de Foi Apenas Um Sonho não tinha como foco apenas o universo de subúrbios, o real sentido por trás do texto era a incompetência que Frank e April já tinham antes de se casarem e que levaram para o subúrbio. E o filme acaba focalizando mais nisso do que no universo que os cercam, e é justamente no embate entre o casal que o filme guarda sua genialidade. Kate Winslet e Leonardo Dicaprio, um dos casais mais marcantes da história do cinema, dão vida a esses dois personagens complexos e chegam aos seus extremos. É impossível em determinado momento não se desestruturar com a entrega dos dois atores, o que torna essa produção um marco na carreira dos dois, os colocando definitivamente como os melhores e mais completos de suas gerações.
Casamento falido
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário