sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aos Treze



Logo no início de sua passagem de uma hora e meia, o filme Aos Treze mostra uma cena chocante, duas adolescentes se agridem fisicamente de forma involuntária em um quarto jovial e com tons inocentes. Saber como as duas chegaram até esse momento é o ponto que a diretora Catherine Hardwhicke se propõe a mostra no filme Aos Treze.

Se inspirando em um roteiro autobiográfico escrito por Nikki Reed, de quem a diretora era madastra, Aos Treze é uma grande mostra da decadência dos valores da juventude pós moderna. Tracy, jovem certinha e inteligente, tenta se enturmar com a garota mais popular do colégio, e para se adequar ao estilo de vida de suas novas "amigas" , passa a se levar por idéias um tanto quanto libertárias, se droga, transa com garotos desconhecidos e abandona a escola. Se tornando uma pessoa totalmente intolerante dentro de casa, Tracy passa a conviver de forma aspera com a mãe, que assustada com o novo comportamente da filha, acaba não sabendo como lidar com a situação.


Tendo como pano de fundo uma Los Angeles underground e depravada, Aos Treze se torna em um dos melhores retratos sobre a juventude atual e seus modelos de comportamento. Tracy, a protagonista do filme, é uma garota influenciavel que tem como "ídolo" sua melhor amiga, que no filme é vivida por Nikki Reed, sendo guiada pela personalidade da companheira de farras, Tracy se transforma em um exemplo acabado da juventude do século XXI. Evan Rachel Rood, que dá vida a Tracy, contrói sua atuação com admirável maturidade para uma atriz jovem. Holly Hunter, que vive o papel da mãe de Tracy, mostra como sempre uma atuação excelente, seus momentos em tela como uma mulher desesperada e acuada pela distância da filha são perfeitos e renderam uma merecida indicação ao Oscar de coadjuvante.

Um verdadeiro marco do cinema jovem da primeira década do novo milênio, assim pode ser descrito Aos Treze, assim como Juventude Transviada na década de 50, Sem Destino na década de 60 e KIDS na década de 90, o filme de Catherine Hardwicke é um retrato fiel dos jovens inseridos na sociedade careta e patriarcal. Um pequeno e bom filme sobre o comportamento adolescente.

8.5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário