terça-feira, 24 de abril de 2012

High Art

Antes do sucesso Minhas Mães e Meu Pai, a diretora Lisa Cholodenko já tinha conquistado tanto ou mais admiração dos críticos em 1998 com o filme High Art. Usando uma história totalmente oposta do seu mais recente filme, a diretora usa de elementos undergrounds do cinema experimental para contar uma história regada a a arte moderna e personagens incomuns.

A história se centra em Syd, uma promissora jornalista da revista modernosa Frame, que conhece sua vizinha do andar de cima chamada Lucy, uma fotográfa experimental que tem uma namorada alemã viciada em heroina. Se interessando no trabalho da vizinha, Syd se aproxima dela e ambas passam a se relacionar, tanto artisticamente como amorosamente.

Usando de personagens pouco vistos no cinema, High Art se torna em um ótimo programa para qualquer amante de cinema e arte no geral. Apesar de ser um parente próximo do cinema independente americano e experimental europeu, o filme se torna acessível e tocante para o público. A diretora Lisa Cholodenko se mostra competente dirigindo um filme denso e o elenco corresponde ao seu talento. Rhanda Mitchel e Ally Sheedy, ambas pouco conhecidas, arrasam em suas atuações, constroem suas personagens de forma intimista e natural, já Patricia Clarkson, que faz o papel de Greta, a atriz alemã namorada de Lucy, quase rouba a cena com uma personagem que tinha tudo para ser caricata, mas que devido ao talento da atriz, se torna incrivelmente real. Um filme pequeno e bem construído, um ótimo representante do cinema independente americano.

8.0/10

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