quinta-feira, 19 de abril de 2012

Atrizes que mereciam ter sido indicadas ao Oscar de coadjuvante nos anos 90!

1999

Cameron Diaz por Quero ser John Malkovich






Antes de atrizes como Charlize Theron, Nicole Kidman e Halle Berry se enfeiarem e ganharem os seus Oscars, respctivamente em 2002, 2003 e 2004, Cameron Diaz, outra musa do cinema, já tinha se enfeiado e conseguido uma grande atuação no surreal Quero Ser John Malkovich. Indicada ao Globo de Ouro, ao SAG e ao BAFTA, a atriz não conseguiu votos suficientes para entrar no Oscar, mesmo quando os críticos a consideravam uma barbada.

Julianne Moore por Magnólia


Se teve um ano em que a atriz Julianne Moore brilhou, esse ano foi 1999, a atriz lançou cinco produções, porém, ela se destacou mesmo em Magnólia, onde vivia o papel de uma alpinista social que um dia se descobre perdidamente apaixonada pelo marido moribundo. Indicada na categoria principal por Fim de Caso, a academia achou que não era necessário indicação dupla naquele ano.

Helena Bonham Carter por Clube da Luta


Apesar de não ter entrado em nenhum prêmio importante, Helena Bonham Carter mostra uma atuação densa e acima da média nesse controverso filme de David Fincher, o tema pesado do filme deve ter pegado os votantes desprevenidos.

1998

Sharon Stone por Sempre Amigos


Sharon Stone consegue uma excelente atuação dramática nesse filme pequeno e tocante, depois de anos de filmes ruins e personagens descartáveis, a atriz teve um dos seus picos no papel de uma mãe que faz de tudo para manter o seu filho deficiente longe dos olhos da sociedade. A atriz foi indicada ao Globo de Ouro, mas não chegou ao Oscar.

Joan Allen por A Vida em Preto e Branco


Joan Allen, uma das atrizes mais versáteis do cinema, chamou a atenção da crítica por esse ótimo filme e chegou a vencer o Critics Choice Awards de melhor atriz coadjuvante, como a atriz já tinha sido indicada duas vezes anteriormente na mesma categoria, a academia resolveu poupa-la e não a indicou ao Oscar.

1997

Sigourney Weaver por Tempestade de Gelo


Uma das melhores atrizes do cinema, Sigourney Weaver recebeu considerável atenção por sua atuação nesse drama do diretor Ang Lee. Como uma mulher liberal que se envolve amorosamente com seu vizinho casado, Sigourney foi indicada ao Globo de Ouro e venceu o BAFTA, em uma esnobada ridícula ficou de fora do Oscar.

1996

Lynn Redgrave por Shine


A irmã de Vanessa Redgrave voltou as grandes atuações cinematográficas em Shine, filme que fala sobre a história real de um talentoso pianista. Indicada ao BAFTA, a grande atriz nem chegou perto do Oscar.

Renée Zellweger por Jerry Maguire


Antes de se tornar estrela de sucessos do cinema, Renée Zellweger quase foi indicada ao Oscar por Jerry Maguire, onde mostra uma ótima atuação como a esposa do protagonista vivido por Tom Cruise. A atriz foi indicada ao SAG Awards, uma prova de suas chances.

1995

Angelica Huston por Acerto Final


Anjelica Huston foi indicada ao Globo de Ouro e ao SAG por esse excelente filme do ator Sean Penn na direção. Contracenando com seu ex marido Jack Nicholson, Anjelica mostra uma atuação grandiosa e digna de indicação.

Chloe Sevigny por KIDS


No polêmico drama, Chloe Sevigny rouba a cena como uma jovem aidética que parte por uma busca desenfreada pelo jovem que a contaminou. Elogiadíssima pelos críticos e indicada ao Spirit Awards, a então inciante não foi lembrada no Oscar.

Vanessa Redgrave por Little Odessa


No pesado e controverso filme que fala sobre a máfia russa, Vanessa Redgrave, a exemplo de Jacki Weaver em Animal Kingdon, se saí maravilhosamente bem como o coração materno de uma família desestruturada. Vencedora do Leão de Ouro do festival de Veneza, a grande atriz foi ignorada no Oscar.

1994

Robin Wright por Forrest Gump


Estrela do cinema independente, Robin teve sua grande chance como a mulher que o protagonista Forrest Gump deposita seu amor no clássico filme dos anos 90. Indicada ao Globo de Ouro e ao SAG, a ex mulher de Sean Penn foi esquecida do Oscar, mesmo o filme e seu parceiro de cena terem saído vitoriosos.

Jamie Lee Curtis por True Lies


Estrela de filmes de terror dos anos 80, Jamie Lee Curtis roubou a cena em True Lies, do diretor James Cameron. Elogiadíssima pelos criticos e indicada ao Globo de Ouro e ao SAG, a atriz não recebeu sua primeira indicação. Como se vê pela foto acima, o fato da personagem ser absurdamente sexy, deve ter causado preconceito nos votantes do Oscar.

1993

Anjelica Huston em Um Misterioso Assassinato em Manhanttan


Em sua segunda colaboração com o diretor Woody Allen, Anjelica Huston rouba a cena do resto do elenco. Mesmo o diretor sendo um dos maiores reponsáveis por premiar coadjuvantes no Oscar, Anjelica não deu sorte.

1992

Alfre Woodard por Tudo Pela Vida


Roubando a cena em Tudo Pela Vida, Alfre Woodard foi a coadjuvante mais elogiada de 1992 e foi indicada ao Globo de Ouro pelo seu excelente trabalho. Em um ano que a academia premiou Marisa Tomei em uma atuação fraca, Alfre Woodard merecia essa glória.

1991

Nicole Kidman por Billy Bathgate - O Mundo ao seus Pés


Em um de seus primeiros papéis de destaque, a atriz Nicole Kidman mosta sensibilidade e talento como o interesse amoroso de um jovem gangster. Pelo papel  a atriz chegou a ser indicada ao Globo de Ouro.

1990

Winona Ryder por Minha Mãe é uma Sereia


Winona Ryder virou uma estrela nessa divertidíssima comédia sobre o relacionamento conflituoso entre uma mãe liberal e uma filha carola. Roubando a cena, a atriz foi indicada ao Globo de Ouro, por ser jovem demais, não foi indicada ao Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário