domingo, 22 de abril de 2012

La Vie En Rose



Filha de uma cantora de rua e de um membro de um circo, a cantora Edith Piaf cresceu no meio de uma família totalmente desestruturada. Abandona pela mãe, Edith partiu em seguida para a casa da avó parterna, que era dona de um bordel, onde conviveu entre prostitutas e outros membros do submundo de Paris. Seguindo com o pai e viajando com o circo, a cantora logo descobriu sua função para cantar, cresceu trabalhando na rua, quase virou postituta e por pouco não virou uma repetição da figura da mãe. Porém, devido ao seu talento absurdo e a motivação de diversas pessoas que acreditaram em sua grandiosidade, não demorou para Edith Piaf ser ouvida pelo mundo e se tornar uma das maiores cantoras e intérpretes de todos os tempos.

Dona de uma vida sofrida e de acontecimentos marcantes. Demorou para o cinema fazer um filme sobre a vida de Edith Piaf, mas a demora valeu a pena e em 2007 foi lançado no cinema La Vie En Rose, produção que conta de forma fiel e grandiosa a vida de uma mulher destinada ao sucesso, mesmo com diversas pedras no caminho. O filme começa na infância de Edith, onde ela quase ficou cega, passa pela sua fase da entrada na vida adulta e chega ao ápice da sua velhice sofrida. As músicas maravilhosas da interprete dão o tom da produção, onde cada uma delas representa um momento importante de sua vida. A fotografia é belíssima, mostra com perfeição a Paris obscura e boêmia da década de 30, e apesar de falar de toda a vida da interprete, o diretor Olivier Dhan soube se focar nos momentos mais importantes e usa de excelentes flashs que ajudam a elevar a vida de Edith a um nível épico e superior.

Encarnando com perfeição o corpo e a alma da cantora, a atriz Marion Cotillard chega ao ápice artistico que uma atriz poderia chegar em sua carreira. Não se importando em vivenciar a interprete apenas no lado exterior, Marion mergulha de cabeça nos momentos de sofrimento de Edith e apresenta uma atuação fora dos parâmetros. Com toda certeza uma das melhores representações de uma artista na alma de outra artista.

La Vie En Rose é de longe a melhor cinebiografia já feita sobre a vida e a carreira de um cantor. Sobre uma ótima direção e sem se mostrar pretensioso, o filme sobe em qualidade em relação a cada momento chocante vivido por Edith Piaf. Filme maravilhoso tanto para os olhos como para os ouvidos.

9.0/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário