Como o Oscar abre apenas cinco vagas na categoria de melhor atriz, as vezes ocorrem injustiças e muitas atrizes com atuações merecedoras de indicação acabam sendo esquecidas ou deixadas de lado pela opção da academia em indicar outras atrizes menos merecedoras, vai aí uma lista de atrizes que mereciam ter entrado na categoria principal do Oscar do começo da década de 00 até agora.
2011
Tilda Swinton por Precisamos Falar Sobre o Kevin
Quando o filme foi lançado no festival de Cannes em 2011, muitos críticos falaram que a atuação de Tilda Swinton era visceral e digna dos maiores prêmios do mundo. As premiações americanas acreditaram na poderosa atuação da atriz e a indicaram ao Globo de Ouro e também ao SAG. Porém, na hora do Oscar, os votantes preferiram o frescor de Rooney Mara e deixaram a atriz de fora, mesmo ela mostrando uma atuação superior a de algumas indicadas da noite.
Elisabeth Olsen por Martha Marcy May Marlene
A jovem atriz americana teve uma das atuações mais elogiadas pela crítica especializada em 2011. Quando a atriz foi indicada ao Critics Choice Awards e ao Spirit Awards, muitos acreditam que ela teria forças de chegar ao Oscar, mas as outras premiações como Globo de Ouro e SAG parecem não ter gostado muito da atuação da atriz revelação e acabaram eclipsando a indicação dela.
2010
Hilary Swank por A Condenação
Dona de dois Oscars, a atriz americana viveu em A Condenação um papel que é a cara da maior premiação do cinema. Os primeiros sinais apontavam na sua indicação, a atriz venceu prêmios da crítica e foi indicada ao SAG, mas na hora do Oscar a academia preferiu a atuação de Michelle Williams no anti-romance Namorados Para Sempre, deixando o sonho da terceira estatueta de Hilary para o futuro.
2009
Emily Blunt por A Jovem Rainha Victoria
Em 1998 Judi Dench foi indicada ao Oscar por dar vida a Rainha Victoria em seus momentos de velhice, em 2009, para viver a rainha na juventude foi escolhida a bela Emily Blunt, que foi elogiada por sua atuação e foi indicada ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Awards. Sabe-se lá por qual razão, a atriz ficou de fora do Oscar, dando espaço para atuações menos meredoras como as de Sandra Bullock em The Blind Side e Meryl Streep em Julie & Julia figurarem entre as indicadas.
2008
Sally Hawkins por Simplesmente Feliz
Sally Hawkins começou o ano de 2008 vencendo o Urso de Prata do Festival de Berlim e posteriormente os críticos americanos idolatraram sua atuação em Simplesmente Feliz. Sally acabou levando o prêmio dos críticos de Nova York e o Globo de Ouro, porém, devido a sua não indicação ao SAG, acabou sendo esquecida pela academia, que preferiu a atuação exagerada de Angelina Jolie em A Troca.
Kristin Scott Thomas por Há Tanto Tempo que Te Amo
A atriz inglesa, que já tinha sido indicada ao Oscar por O Paciente Inglês, chocou os críticos com sua poderosa e controversa atuação no filme francês Há Tanto Tempo que Te Amo. A atriz chegou a ser indicada ao Globo de Ouro e ao BAFTA por esse papel, porém, os acadêmicos acabaram preferindo atuações de atrizes americanas.
2007
Angelina Jolie por O Preço da Coragem
Depois de diversas comêdias e filmes de ação, a atriz americana começou a querer se provar como atriz séria, sua primeira tentativa foi em O Preço da Coragem. Os críticos e as premiações adoraram a atuação da atriz, Angelica chegou a ser indicada ao Critics Choice Awards, ao Globo de Ouro, ao SAG e ao Spirit Awards, no fim das contas perdeu sua indicação para Laura Linney, espetacular em A Família Savage. Essa deve ter sido uma situação que Angelina deve ter tido dificuldade de engolir.
2006
Annette Bening por Correndo com Tesouras
A atriz conseguiu um dos seus auges artisticos por Correndo com Tesouras. Muitos críticos acabaram detestando o filme e a indicação da atriz acabou virando lenda. Mas mesmo com a má vontade dos críticos com o filme, a atuação da atriz foi bem elogiada e muitos apostavam em sua indicação, que seria bem merecida por sinal.
2005
Zhang Ziyi por Memórias de uma Gueixa
A escolha da atriz chinesa, para viver o papel de uma gueixa japonesa na adaptação do best seller Memórias de uma Gueixa, gerou a maior polêmica, o que acabou abafando a indicação da atriz no Oscar. Indicada ao Globo de Ouro, ao SAG e ao BAFTA pelo papel, Zhang mostra em sua atuação que é maior que a discussão gerada e brinda o público com uma bela e sensível interpretação, algo que ela também já tinha feito antes em O Clã das Adagas Voadoras e O Tigre e o Dragão.
2004
Uma Thurman por Kill Bill Vol.2
Pelo papel de uma assassina vingativa em Kill Bill Vol.2, a atriz Uma Thurman chegou ao seu auge artístico. Indicada ao Globo de Ouro e ao BAFTA pelo papel, a atriz parece ter assustado os votantes do Oscar com a violência do filme, o que foi uma pena, já que a atuação da atriz é um dos pontos altos do cinema na última década.
2003
Evan Rachel Wood por Aos Treze
Protagonista de um dos filmes mais polêmicos da década passada, Evan Rachel Wood teve uma atuação bastante elogiada em Aos Treze. Muitos apostavam em sua indicação, tanto é que ela foi indicada ao Globo de Ouro e ao SAG, porém, na hora do Oscar, os votantes preferiram outra iniciante, Keisha Castle Hughes.
Scarlett Johansson por Encontros e Desencontros
Dona de beleza acima da média, a atriz conseguiu chamar a atenção dos críticos também por seu talento em Encontros e Desencontros. A atriz foi indicada ao Critics Choice Awards e ao Globo de Ouro, além de ter vendido o BAFTA pela sua interpretação, mesmo assim não convenceu os votantes da academia.
2002
Maggie Gyllenhaal por Secretária
Dona de uma atuação peculiar e pouco vista em Secretária, Maggie foi uma das atrizes mais elogiadas pela crítica por sua interpretação. Talvez por seu filme ter sido pequeno em um ano que a academia não apoiou o cinema independente, a atriz acabou sendo esquecida pelos votantes.
Isabelle Huppert por A Professora de Piano
Dona de uma das atuações mais poderosas da última década, a francesa Isabelle Huppert passou por um momento curioso. A Professora de Piano, que deu a atriz sua segunda Palma de Ouro, foi lançado oficialmente em 2002, porém só teve estréia nos cinemas americanos em 2003, um ano que a academia resolveu apostar em filmes maiores e atuações de personagens reais.
2002
Tilda Swinton por Até o Fim
Com uma atuação poderosa e extrema de uma mãe que faz de tudo para não ver o filho preso, Tilda Swinton foi elogiada por todos os críticos e foi indicada ao Globo de Ouro por Até o Fim. Da mesma forma que aconteceu com Precisamos Falar Sobre o Kevin, o tema polêmico de seu filme deve ter dificultado sua indicação.
Audrey Tautou por O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Dona de uma das atuações mais carismáticas da última década, Audrey Tautou teve a felicidade de ver o filme do qual era protagonista ser indicado a 4 Oscars, porém, também teve a tristeza de não se ver indicada na categoria de melhor atriz.
2000
Björk por Dançando no Escuro
Cantora respeitada no mundo musical, Björk deixou os críticos do mundo inteiro de queixo caído com sua atuação emocionante em Dançando no Escuro, tanto é que venceu a Palma de Ouro do festival de Cannes. Indicada ao Globo de Ouro, a cantora não teve a sorte de ser indicada ao Oscar.
Renée Zellweger por A Enfermeira Betty
Renée Zellwegger, teve sua primeira atuação elogiada pelos críticos nessa comédia de humor negro. A atriz venceu de forma justa o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia/musical, mas devido ao lobby dos concorrentes, não conseguiu chegar ao Oscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário