5 - Rooney Mara por Millennium - Os Homens que não amavam as mulheres
A novata Rooney Mara conseguiu chamar a atenção dos votantes da academia por sua atuação como Lisbeth, protagonista da adaptação de David Fincher para o best seller Millennium. Rooney mostra ser uma atriz destemida ao criar uma personalidade mais humana e heroica para sua protagonista, indo totalmente ao oposto de Noomi Rapace na primeira filmagem do filme sueco de mesmo nome, que criou uma Listbeth mais fria e distante. A jovem atriz americana fica um pouco atrás de sua rival sueca, e talvez por isso sua atuação perde um pouco de brilho, o que não diminui sua qualidade. Rooney entrou na categoria do Oscar por último, muitos não apostam na sua indicação, pois não tinha entrado em muitos prêmios da crítica, na verdade, Rooney apareceu apenas no Globo de Ouro de importante. A favorita para ocupar a vaga era Tilda Swinton por Precisamos Falar Sobre o Kevin, talvez por isso a atriz deva ter ficado em último lugar na votação final.
4-Meryl Streep por A Dama de Ferro
A atriz Meryl Streep conseguiu vencer seu terceiro Oscar da carreira ao interpretar a ex primeira ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher. Protagonista de um filme ruim e meia boca, Meryl consegue se destacar ao criar um retrato convicente da subida e da queda de uma das mulheres mais importantes do século passado. Atriz mais querida da academia, Meryl Streep já era favorita ao prêmio um ano antes do filme entrar no circuito comercial, a sensação que existe, é que a atriz escolheu o papel da ex primeira ministra apenas para vencer sua tão sonhada terceira estatueta. Depois de diversas indicações derrotadas, a atriz devia se sentir no direito de lutar por uma nova vitória, e encontrou na protagonista de A Dama de Ferro, a concretização de seu sonho. Por esse motivo, sua atuação perde muito da espontaneidade e do brilho que deveria ter. Em determinados momentos a atuação da atriz perde brilho devido a falta de qualidade do filme. Apesar de todos esses defeitos, Meryl tem seus bons momentos, e são apenas por eles que A Dama de Ferro vale, mas é uma pena que depois de tantas atuações boas e mais merecedoras, a atriz tenha ganhado o seu terceiro Oscar por essa atuação.
3-Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn
Michelle Williams conseguiu sua terceira indicação ao Oscar pelo papel da ex estrela do cinema Marilyn Monroe. Depois de diversos filmes indies, Michelle encontrou nesse filme sua chance de se destacar em uma produção maior, talvez por essa razão, a atriz recebeu uma ótima resposta da indústria e conseguiu facilmente sua indicação, ao contrário do ano anterior, que os produtores tiveram que lutar pela sua indicação por Namorados para Sempre. Michelle conseguiu a proeza de reiventar a diva americana e mostrou uma atuação totalmente inovadora da figura pública de Marilyn. Vencedora do Golden Globe e recebendo apoio de Harvey Weinsten, Michelle provavelmente conseguiu ficar em terceiro lugar na votação final, suas chances de vencer não eram muito grandes, pois o filme não fez uma excelente bilheteria e atriz ainda não conseguiu provar sua capacidade de estrela em Hollywood. Ótima atriz, Michelle provavelmente ainda vai ganhar o seu Oscar futuramente, mas o momento atual ainda é muito cedo.
2- Viola Davis por Histórias Cruzadas
Viola Davis não era aposta de nenhum crítico a um ano atrás, lançado o filme em setembro, a atuação da atriz conseguiu chamar a atenção de todos e acabou se destacando em premiações de sindicatos, beneficiada pelo sucesso do longa nas bilheterias. Roubando a cena no meio de um elenco feminino enorme, Viola faz uma atuação emocionante e desesperadora como uma empregada doméstica revelando sua convivência com patroas brancas. No papel de Aibeleen, Viola se torna o símbolo maior da figura negra americana, a atriz lutou por sua vitória até o final e acabou vencendo o SAG e o Critics Choice Awards, suas chances de levar o Oscar eram grandes e ela com certeza ficou em segundo lugar na votação final, se tornando na única rival próxima de Meryl Streep. Viola mostra em Histórias Cruzadas ser uma atriz complexa e que tem facilidade de lidar com sentimentos profundos, tomara que seu Oscar esteja guardado para um futuro próximo.
1- Glenn Close por Albert Nobbs
Uma das maiores atrizes de fala inglesa, Glenn Close foi indicada cinco vezes ao Oscar nos anos 80 e nunca conseguiu levar o prêmio para casa, suas chances pareciam altas a um ano atrás, quando saiu as primeiras imagens de sua personagem em Albert Nobbs. Quando o filme foi lançado para avaliação, muitos elogiaram a atuação da atriz, mas o filme acabou não agradando, esquecida em todos os prêmios importantes dos críticos, Glenn conseguiu sua indicação ao Oscar com uma grande campanha com a ajuda de seu forte nome, mas mesmo assim deve ter ficado em quarto lugar na votação final. Uma das atrizes mais queridas do meio artistico, Glenn brilha em cena com uma atuação maravilhosa como uma figura controversa e diferente da sociedade, em Albert Nobbs, a grande atriz mostra com toda certeza um de seus momentos definitivos em tela. Sua vitória teria sido mais que justa, já que a atriz chegou ao limite máximo da idade e de indicações da academia (seis ao todo), fora que também brinda o público com uma atuação bela e bem construída. Glenn Close sem Oscar deixa o mundo do cinema manchado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário