quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cidade dos Sonhos



No Oscar 2002, Whoopi Goldberg, mestre de cerimônia do evento, começou a premiação com a seguinte frase "está noite vai ser longa, mas não tão longa o suficiente para entender o novo filme de David Lynch", a piada faz sentido, o diretor estava indicado na categoria máxima de sua profissão na noite, e também explica a grande comoção que o filme Cidade dos Sonhos criou entre os cinéfilos. Fosse ele o mais antenado ou intelectual, saia do cinema com um grande acento de interrogação em cima da cabeça. Jornais e sites especializados criaram até promoções entre leitores para tentar desvendar o grande segredo por trás da história mostrada no filme, até o próprio diretor embarcou na onda e escreveu um artigo mostrando 10 dicas que supostamente facilitariam o entendimento da produção, elas eram...

  1. No começo do filme, antes dos créditos, duas pistas são reveladas.
  2. Fique atento quando aparece o abajur vermelho.
  3. Qual o título do filme, para qual o personagem Adam Kesher está realizando teste de elenco? Ele será mencionado mais uma vez durante o filme?
  4. O acidente é um importante acontecimento no filme. Onde ele acontece?
  5. Quem entrega a chave e porquê?
  6. Fique atento para o roupão, o cinzeiro e a caneca de café.
  7. Qual mistério é revelado no palco do "Club Silencio"?
  8. Somente o talento de Camilla pode ajudá-la?
  9. Fique atento para o objeto que está nas mãos do estranho homem que vive perto da lanchonete "Winkie"!
  10. Onde está tia Ruth?

Cidade dos Sonhos conta primeiro a história de duas mulheres, Betty e Rita, a primeira é uma aspirante a atriz que vai a Los Angeles atrás do seu sonho de virar uma estrela famosa e reconhecida pelo seu talento, já a segunda, Rita, é uma morena estonteante que parece ser o alvo central de um plano que envolve a indústria cinematográfica. Desmemoriada e acuada, a morena entra na casa de uma senhora e acaba conhecendo Betty, as duas passam a nutrir um apego gigante uma pela outra e tentam desvendar todo o mistério por trás dos acontecimentos da vida de Rita, enquanto a história se envolve por uma nuvem de mistério e surrealismo. Quando o espectador acha que a história está próxima de ser explicada, ocorre uma verdadeira mudança de roteiro e os personagens acabam se revelando em outras personalidades, mostrando que o mistério envolvendo o filme está longe de ser desvendado.

David Lynch, que tem no seu currículo obras de arte como O Homem Elefante, Veludo Azul, Coração Selvagem e a série Twin Peaks, chegou ao auge de seu experimentalismo e excêntricidade com Cidade dos Sonhos. O filme que foi inicialmente um projeto para a televisão, acabou sendo considerado difícil pelos produtores da rede ABC, o diretor guardou o projeto e o lançou em 2001 no festival de Cannes, vencendo o prêmio de melhor diretor. Lynch parece querer em Cidade dos Sonhos, criar uma obra impactante e bebe da fonte do diretor Billy Wilder no filme Crepúsculo dos Deuses, assim como o grande mestre do cinema americano, David usa da metalinguagem do mundo do cinema se aproveita de coincidências que apenas ajudam a apimentar o seu roteiro. Naomi Watts, depois de diversas tentativas frustradas de estourar em Hollywood, foi descoberta pelo diretor através de um curta metragem criado pela própria e lançado no festival de Sundance, na história mostrada, Naomi vivia o papel de uma atriz lutando para ser descoberta por diretores consagrados. O próprio diretor se inspirou em fatos vivenciados por ele, ao narrar a história de um diretor que é forçado a escolher a atriz favorita do estúdio para seu filme. Esses pequenos detalhes ajudam a entender ainda mais a história por uma ótica não apenas externa, mas também interna.

Naomi Watts, que dá vida a praticamente dois personagens no filme, mostra sua ambição grandiosa em se transformar não apenas em uma estrela de Hollywood, mas também em uma grande atriz, assim como sua personagem, ela consegue transparecer todos os momentos de tensão na tela com maestria e originalidade. Sua companheira de tela, Laura Harring, uma morena que parece ter sido tirada de um filme noir dos anos 40, consegue ir além do posto de beldade do filme e brilha em cena com uma personagem controversa.

Cidade dos Sonhos é um filme rico em detalhes, a atenção do espectador é necessária para seu entendimento. Cada frase, cena, objeto ou expressão representam uma coisa distinta. Uma obra forte, ousada e atemporal.

10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário