terça-feira, 27 de março de 2012

A Condenação



Laços familiares estiveram presentes em diversos clássicos que emocionaram o público e foram aclamados em premiações. É bem conhecido que os votantes acadêmicos tem um grande queda por filmes que retratam personagens reais em situações de luta, desespero e superação, diversas atrizes que tiveram a sorte de viver essas verdadeiras "heroínas" da vida real conseguiram ter ótimas atuações e subiram bons patamares em suas carreiras.

A Condenação, filme lançado em 2010, contém todos esses elementos que o público e as premiações adoram. O filme retrara a história real de Betty Anne Waters, que depois de ver seu irmão incriminado por um crime que ele, supostamente, não cometeu, entra no curso de direito e promove uma verdadeira luta por justiça nos tribunais para tirar seu irmão da cadeia e provar sua inocência. Olhando por esse lado, o filme pode ser bastante previsível, já que a história era bastante conhecida pelo público americano, mas mesmo assim, emociona e não faz feio perto de outras produções do gênero.

As boas intenções do elenco e do diretor funcionam para o gênero e o público desse estilo de produção. A história retrata de forma sensível a relação dos dois irmãos, sem apelar para tantos sentimentalismos, e a cronologia dos fatos são apresentadas de forma clara e direta. Hilary Swank, uma das atrizes favoritas da academia, não faz feio em sua atuação, carrega o filme em diversos momentos sozinha, e consegue uma atuação melhor e maior até do que sua obrigação de protagonista exigia. Os coadjuvantes são de luxo e se saem muito bem em suas atuações, Sam Rockwell, como o irmão preso injustamente mostra competência, Minnie Driver se destaca como a melhor amiga da protagonista e Juliette Lewis arrebenta em seus poucos minutos em tela com uma atuação destruidora, mais uma vez a atriz faz o que sabe de melhor, roubar a cena. Já Melissa Leo, uma das melhores atrizes descobertas pelo grande público nos últimos anos, não tem muito tempo de mostrar serviço e passa meio batida no meio do elenco.

Quem estiver atrás de um filme que contenha cenas propositalmente emocionantes e com uma história de superação vai gostar de A Condenação. O filme assim como vários outros do gênero, caso de The Blind Side, apresenta uma história feita na medida para agradar as grandes massas.

                                                     Betty Anne Waters e Hilary Swank

                                              Juliette Lewis: Poucos minutos que valem por muitos

2 comentários: