Filme lançado em 1988 com grande polêmica dentro dos EUA, grande parte do público queria ir no cinema para ver a anunciada cena de estupro da personagem Sarah Tobias, vivida pela então jovem Jodie Foster, que estava voltando com tudo a sua carreira mais de 10 anos depois de Taxi Drive, filme que a lançou para o estrelato em 1976. O filme retrata a história de uma jovem, que depois de brigar com o namorado vai a um bar para descontrair e relaxar um pouco a cabeça, a jovem acaba bebendo mais do que devia e começa a flertar com vários homens do bar, os homens entendem de forma errada o comportamento da moça e passam a assediá-la de forma cada vez mais violenta, para dessa forma cometerem o crime e o filme partir para o campo jurídico. Com a ajuda de sua advogada, Sarah processa não só os seus estupradores, mas também todos os que incentivaram o crime, colocando o público no papel de jurado, o que você faria se estivesse no bar na hora que a moça tinha sido estuprada?
Olhando por esse ponto de vista, Acusados poderia se tornar um bom drama de tribunal e causar real polêmica ao tocar em uma ferida dos EUA, no fim do filme surge uma legenda falando que a cada seis minutos no país ocorre um estupro, e em quatro desses seis casos, a vítima é atacada por mais de uma pessoa, porém, Acusados não faz jus a essa estatística e tenta aliar o estupro com o campo do entretenimento, o que torna em determinado momento o filme piegas e sentimental. A exemplo de outras produções como Filadélfia que trazia Tom Hanks no papel de um aidético em estado terminal, mas que tinha como ponto central a relação do protagonista com seu advogado, Acusados também parte para essa linha e passa a concentrar toda a importância da história para a relação de "amizade" que surge entre Sarah Tobias e a sua advogada vivida pela fraca Kelly McGillis, o que em determinado momento ajuda a personagem que deveria ser a central, a ficar um pouco de lado, passando a focalizar apenas os esforços da advogada para condenar os malfeitores.
Por sorte o filme conta a atuação de Jodie Foster como Sarah Tobias, a moça foi aplaudida por toda a indústria cinematográfica por ter tido a coragem de fazer a primeira cena de estupro da sétima arte, mas apenas isso não bastaria para dar o Oscar a ela. A atriz mostra uma grande interpretação, para dar vida a Sarah, Jodie construiu uma personalidade complexa para sua personagem, transformando-a em uma pessoa fria e distante, a impressão que passa é que Jodie quer que a platéia não sinta pena de sua personagem, tentando colocar o público dentro da história. Por Jodie Foster o filme vale ser visto, mas quer for assistir Acusados pensando que se trata de uma produção ousada vai se enganar, o filme é tão sentimental como qualquer outra produção de Hollywood.
Nota: 5/10
OBS. A história de Acusados foi inspirada no caso real da jovem americana Cheryl Araujo, que ficou conhecida como uma das primeiras vítimas a ganhar um processo de estupro, como a identidade da vítima ficou sem segredo durante o julgamento, não existe fotos públicas de Cheryl, que faleceu em um acidente de carro em 1986.
Nenhum comentário:
Postar um comentário