Em uma tarde de 1938, Orson Welles, um dos maiores diretores americanos de todos os tempos, anunciou em seu programa de rádio que naves espaciais estavam invadindo a Terra e matando todos os habitantes do planeta. Esse fato provocou um verdadeiro pânico dentro dos Estados Unidos e a partir daí diversas pessoas passaram a relatar contatos com seres de outros planetas e também descobertas de naves espaciais rondando a Terra. Apesar de diversas pesquisas científicas que mostram que é quase impossível a existência de seres em outros planetas, diversas pessoas ainda tem a crença nesses fatos, e o cinema sempre se aproveitou disso para criar filmes com essa temática, talvez o primeiro se data no começo da década de 50 com O Dia em Que a Terra Parou.
Em um belo dia, uma nave espacial para no meio de Washington e de dentro dela sai um extraterrestre com forma humana dizendo que veio em missão de paz para alertar os terráqueos sobre um fato importante que pode mudar para sempre os rumos do planeta. Os humanos acabam não dando muita bola e a fuga do extraterrestre acaba causando um grande alvoroço no mundo inteiro.
O Dia em Que A Terra Parou ganhou um remake em 2008, mas é seu original que realmente vale a pena ser visto. O filme foi um dos primeiros exemplares sobre o cinema catástrofe, mas diferente de outros filmes feitos depois, usa mais da inteligência do que das imagens fortes e dos efeitos especiais. Toda a história é pontuada com momentos de tensão que apenas ajudam a história a ganhar pontos. A direção é bem feita e o elenco se mostra bastante competente em suas cenas, entre eles está a diva Patricia Neal, em um de seus primeiros grande papéis em Hollywood.
O Dia em que A Terra Parou tem alguns erros, principalmente no roteiro, que apela para diversos clichês de Hollywood, como o romance e a mensagem, mas esses erros são perdoáveis devido ao fato de serem absurdamente primários, na época em que o cinema estava virando uma indústria. Ver esses momentos em um filme antigo se torna um prazer, pois foi ali que o grande entretenimento cinematográfico realmente começou a acontecer.
8.0/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário